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Maria Gonçalves

Instagram, Redes sociais

4 formas de contornar o algoritmo do Instagram e conseguir mais alcance

4 formas de contornar o algoritmo do Instagram

Já lá vai o tempo em que o Instagram mostrava as fotos por ordem cronológica e nos apresentava todo o conteúdo das pessoas que seguíamos. Foi bom, enquanto durou, mas passou. E isso leva a este artigo: 4 formas de contornar o algoritmo do Instagram e conseguir mais alcance.
Com a introdução de um algoritmo o alcance das publicações baixou drasticamente e é cada vez mais difícil conseguir seguidores, likes e comentários, exigindo um trabalho constante. Mas se não podemos combater o algoritmo, o melhor é percebermos como ele funciona para aprendermos a contorná-lo ou a usá-lo em nosso favor.

Uma das coisas a que o algoritmo atual dá maior relevância é aos relacionamentos. O importante não é tanto se uma determinada pessoa te segue mas sim se interagem regularmente, e essas interações vão desde os likes e comentários às visualizações nos stories, votação em sondagens e mensagens diretas.

Sabendo isto, o que podes fazer para aumentar o teu alcance e com isso potencializar os resultados de engagement?

 

4 formas de contornar o algoritmo do Instagram

Aposta nos Stories

Muita gente entretem-se a ver os Stories das pessoas que segue, é um conteúdo mais rápido de consumir e normalmente mais espontâneo, mostrando um bocadinho o backstage da vida cor de rosa que se mostra no feed. Sendo um conteúdo tão apreciado é inteligente usares esse tipo de conteúdo para manteres os seguidores mais próximos e com isso conseguires que essas pessoas, que visualizam os teus Stories, vejam o conteúdo no teu feed com maior frequência.
Utilizares caixas com perguntas e sondagens, que levam as pessoas a interagir, também é uma excelente tática.

 

Cria conversas

A descrição das tuas fotografias é o lugar ideal para abrires a discussão em cada uma das tuas publicações. Partilha histórias, perguntas ou reflexões e passa a bola para o outro lado. Mas não fiques por aí. Responde a cada um dos comentários, de preferência deixando mais questões para manteres a conversa a rolar.

 


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Trabalha as mensagens privadas

Uma coisa que provou ser bastante útil no Instagram foi deixarmos de nos comportar como vips, que não respondem a ninguém nem assistem ao conteúdo dos outros, para passarmos a ser também consumidores do conteúdo de algumas das pessoas que nos seguem. Seguires de volta os teus principais seguidores, interagires com o conteúdo deles e até trocares mensagens privadas pode fazer milagres pelos teus resultados.

 

Interagir com contas maiores

Como se passa em muitas outras áreas da vida, também no Instagram parece que as contas maiores ficam cada dia maiores e as contas mais pequenas não conseguem sair do lugar. Isto deve-se em grande parte à interação entre contas grandes. É comum trocarem likes, comentários e até identificações e isso tem um peso enorme. É que o Instagram interpreta que se um utilizador gosta do conteúdo de uma conta, é provável que também goste do conteúdo de outra conta que essa primeira conta segue. Confuso?
Por exemplo, se tu me segues no Instagram e eu sigo e interajo com a Mikutas, o Instagram entende que é provável que tu também gostes da Mikutas. Se já a seguires, o conteúdo dela tem maior probabilidade de aparecer no teu feed, e se não a seguires aparecerá na tab “Explorar”.
Assim sendo, tens toda a vantagem em manter relações próximas com outros influenciadores digitais. Interaje com eles e se conseguires que interajam de volta é uma grande vantagem de alcance para ambos.

 

Estas são 4 formas para contornar o algoritmo do Instagram que eu uso e que recomendo regularmente no meu Programa de Mentoria. E tu, já usas alguma destas técnicas? Que outras coisas fazes para tentar ultrapassar o algoritmo e chegar a mais utilizadores?

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Maria Gonçalves

Licenciada em Gestão de Marketing iniciou o seu primeiro projeto digital em janeiro de 2010. Oito anos depois colocou a sua experiência ao dispor de todos os que querem fazer crescer os seus negócios online. É também autora do livro "Influencia!", um guia prático sobre marketing de influência.

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