Já sabes que sou uma grande fã de e-mail marketing. A minha newsletter é um autêntico sucesso e tem uma taxa de conversão extremamente alta. O truque? Saber exatamente como comunicar e o que enviar aos subscritores. Tal como qualquer outra ferramenta no teu negócio, a tua newsletter precisa de estratégia. Precisas de definir como chegar aos teus subscritores com eficácia e perceber como podes criar uma relação e gerar autoridade. Para te ajudar nesta tarefa, hoje partilho contigo 6 ideias de emails para newsletter, que vão trabalhar a favor do teu negócio.

 

6 ideias de emails para newsletter

Um e-mail de apresentação

Criaste um produto-íman espetacular e estás a reter uma série de e-mails. O que é que incluis no primeiro e-mail que envias um novo subscritor? O produto-íman, ok, e que mais? Estás a preocupar-te em estabelecer uma relação? Em mostrar a tua expertise naquela determinada temática? Se apenas estás a dizer ao teu subscritor “obrigada pelo teu interesse, aqui está o produto x” estás a perder a oportunidade de te conectar.

Quando alguém subscreve à tua newsletter através de um formulário associado a um determinado produto-íman, tu ficas automaticamente a perceber que aquele utilizador tem aquela necessidade. Assim sendo, podes apresentar-te falando de como é que ultrapassaste essa dor e explicando como podes ajudar. Podes adicionar outros artigos úteis que tenhas publicado no site, dar uma dica extra, etc. É preciso é que não deixes passar a oportunidade de estabelecer uma relação.

 

Fala sobre um erro que cometeste e explica como conseguiste ultrapassá-lo

Falar sobre os erros humaniza-te. Além de ser especialmente inspirador, mostra que sabes exatamente como resolver determinado problema. Ajuda-te a ganhar autoridade como especialista num determinada área e é excelente para aumentar a perceção de valor junto do teu público. Isto, mais tarde, pode ser especialmente útil para quando quiseres utilizar a tua newsletter para vender.

Não te esqueças do óbvio: alia o teu “erro” com os possíveis erros que o teu público possa estar a cometer. Se, por exemplo, falas de marketing digital, de nada adianta dizeres aos teus subscritores que tens acne porque não soubeste cuidar da tua pele. No exemplo em concreto, fazia sentido explicares que não conseguias manter a coerência nas redes sociais porque não sabias como planear conteúdo, por exemplo.

Lê também: Como evitar que as newsletters vão parar ao spam

 

Cria antecipação acerca de um novo produto

Não tenhas receio de utilizar a tua newsletter para vender. Se alguém te deu a sua forma de contacto mais pessoal, é porque está interessada no teu conteúdo. Assim sendo, será que há melhor local para apresentares os teus produtos em primeira mão e gerares antecipação?

Mostra o processo de planeamento de um novo produto, cria sneak peeks exclusivos e partilha vídeos ou imagens do que aí vem, gerando curiosidade e ansiedade sobre os teus produtos. Com estes género de conteúdo, estás também a criar um momento de exclusividade na tua newsletter, dando motivos adicionais ao teu público para subscrever. A cereja no topo do bolo? Cria um desconto exclusivo para a tua mailing list ou abre um momento de pré-venda que lhes permita ter acesso ao produto antes da tua restante audiência.

 

Quebra um mito que exista sobre determinada temática

As pessoas adoram newsletters mais opinativas, sobre um tema que esteja especialmente em voga. É receção é ainda melhor quando desmitificas um mito da internet, que esteja a ganhar dimensão no teu nicho. Ao estares a “corrigir” alguma coisa, estás a mostrar o teu nível de conhecimento sobre a temática que abordas, o que aumenta a tua relevância como autoridade neste campo.

Tem apenas o cuidado de abordar o mito com clareza, sem uma linguagem agressiva. Torna a e-mail num momento educativo e não de crítica. Este género de temas tende também a gerar um debate interessante com os teus subscritores. Há pessoas que vão automaticamente concordar contigo e outras que podem não estar completamente de acordo. Abre espaço para uma discussão, sempre de forma saudável e positiva.

 

Repesca publicações de blog antigas

Lembra-te: a tua newsletter não serve apenas para enviar as novas publicações de blog. Em tempos, este era um formato de newsletter muito comum: alguém publicava no blog e enviava de forma automática um e-mail a avisar que tinha saído uma nova publicação. Conclusão: as mailing lists não cresciam e as newsletters geravam um par de visualizações.

No entanto, o que tende a funcionar muito bem é fazeres apanhados de publicações bem sucedidas no teu blog. Podes analisá-las com um olhar crítico, tenta perceber se ainda utilizarias determinados produtos ou serviços, se sabes mais alguma coisa sobre o tema, etc. Também pode ser pertinente, quando abordas um determinado tema, acrescentares links para publicações de blog que possam ser especialmente úteis. É uma forma excelente de gerar novas visitas.

 

Responde às dúvidas do teu público

Não percas a oportunidade de criar dinâmicas divertidas na newsletter. Noto que muitas empreendedoras, por vezes, acham que não é possível conservar com os seus subscritores porque estão a comunicar por e-mail. Errado! A menos que tenham um endereço para o qual não é possível responder, vão surpreender-se com a quantidade de respostas que vão obter se fizerem uma pergunta.

A dinâmica de perguntas e respostas funciona muito bem no Instagram. Porque não trazê-la para a tua lista de subscritores? Na newsletter anterior, convida os teus subscritores a fazer-te questões sobre uma temática do teu agrado. Compromete-te a responder na newsletter seguinte. Esta é uma das ideias de emails para newsletter que funciona como um dois em um: além de gerar curiosidade, ajuda-te a criar uma relação com os teus subscritores.

 

Já esgotaste estas ideias de emails para newsletter e continuas sem saber o que enviar? Não sabes como exatamente como trabalhar a tua newsletter e utilizá-la a teu favor? O “Newsletter sem Stress” foi feito a pensar em ti! Este é um e-book prático, recheado de dicas e exercícios pensado para te ajudar a aplicar estratégias de e-mail marketing e integrares a tua newsletter na estratégia do teu negócio. Preparada para começar a transformar a relação com os teus subscritores?

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