Como já mencionei em artigos anteriores, pode ser uma ferramenta poderosa para o teu negócio. Dependendo dos teus objetivos, investires tempo no Pinterest, pode resultar em mais visualizações, mais vendas e mais conversão no teu projeto. Contudo, e tal como em qualquer outra plataforma, há uma série de estratégias que podes adotar para melhorar o teu desempenho no Pinterest. Uma das mais simples e mais eficazes é a utilização de Rich Pins. Os Rich Pins permitem-te oferecer mais informação sobre o teu conteúdo aos leitores, incentivando de uma forma mais imediata ao clique. No entanto, noto muitas dificuldades neste campo e, por isso neste artigo, quero ensinar-te como ativar Rich Pins de uma forma rápida e fácil.
O que são Rich Pins?
Rich Pins são pins que possibilitam que adiciones informação extra ao próprio pin. Segundo a definição do próprio Pinterest, “os Rich Pins mostram a meta-data no próprio pin, oferecendo aos usuários uma experiência mais rica e originando um maior engajamento.” Existem quatro tipos diferentes de Rich Pins:
- os Product Pins, que permitem adicionar o preço, a disponibilidade e o local de compra.
- os Recipe Pins, que incluem os ingredientes, o tempo de cozedura e as porções.
- as App Pins, que permitem a realização do download de uma aplicação sem sair do Pinterest (disponível apenas para iOS).
- os Article Rich Pins, que mostram um título, um autor e uma descrição.
Além de parecerem mais profissionais, os Rich Pins potencializam a experiência do teu público, facilitando a compreensão sobre o que vais abordar naquele pin. Desta forma, consegues mais facilmente que a tua audiência clique nos teus pins. Contudo, essa não é a única vantagem dos Rich Pins. Os Rich Pins também são atualizados automaticamente quando a página anexada ao pin sofre alterações. Também qualquer alteração que faças num dos teus Rich Pins é automaticamente passada para todos os repins que fizeste, algo que não acontece nos pins regulares. Os Rich Pins são também priorizados na Página Inicial e possuem um título nessa vista, enquanto os restantes pins possuem apenas a imagem. Concluindo: só vantagens!

No ecrã inicial do meu Pinterest, apenas o último pin da primeira fila é um Rich Pin. As diferenças são visíveis logo no Ecrã Inicial.
Como ativar Rich Pins?
Utiliza o Yoast SEO Plugin para ativar a meta-data do teu site
Se trabalhas com o WordPress, ativar os Rich Pins é um processo fácil e rápido. A forma mais fácil de o fazer é através da instalação do Yoast SEO Plugin. Se estás preocupada com a posição dos teus artigos nos motores de busca, com certeza que este é um plugin que já tens instalado. Assim sendo, basta ires ao menu SEO e abrires as Redes Sociais. Nas redes sociais, só tens de ir à tab Facebook (sim, todas as restantes redes sociais utilizam a Open Graph Meta-data provinda do Facebook) e certificar-te que na opção “ativar dados Open Graph Meta-Data”, o interruptor está ativo. Por incrível que pareça, é só isto. Os teus pins já estão preparados para ser mostrados como Rich Pins, mais alguns passos e estás pronta.

A opção “Adicionar Meta-dados Open Graph” tem de estar ativada.
Se trabalhas com o Blogger, o processo é mais moroso e são necessários alguns passos de programação básica. No entanto, encontrei um passo-a-passo para ativar Rich Pins no Blogger que poderá ser-te útil.
Para Recipe Pins, é necessário um plugin específico. Neste momento, nem todos estão a ser atualizados por isso, dentro das opções, estão o Tasty Recipes e o Cookbook.
Valida o teu site no Pinterest para criares Rich Pins
Agora que o teu site tem toda a informação para criares Rich Pins, terá de ser aprovado pelo Pinterest para que possas começar a criá-los. Para isso, terás de ir ao Rich Pin Validator e colocar um link de uma publicação à tua escolha. Não importa qual, já que graças ao Yoast SEO Plugin todas elas têm a meta-data criada. Depois, é só clicares em “Validate” e já está. Normalmente a conta é logo validada, contudo às vezes pode exigir mais alguns passos – mas tudo muito simples, só tens de seguir as instruções.

No Rich Pins Validator, só tens de colocar o URL de uma das tuas publicações.
Depois, é só clicares em “Validate” e já está. Normalmente a conta é logo validada, contudo às vezes pode exigir mais alguns passos – mas tudo muito simples, só tens de seguir as instruções. O Pinterest demora alguns dias a aprovar a tua conta mas, depois, estás apta para começares a utilizar os Rich Pins!

Estás validada para criar Rich Pins depois desta confirmação.
Uma ação tão simples que pode mesmo melhorar o teu desempenho no Pinterest e que vai fazer toda a diferença nos teus resultados. Se precisares de ajuda com a tua estratégia de Pinterest, agenda uma sessão de mentoria para que juntas possamos encontrar as melhores estratégias para fazer crescer o teu negócio!

+100 palavras-chave para descrições no Pinterest
As palavras-chave são o segredo para conseguires viralizar no Pinterest e angariar milhares de visitas para o teu site. Neste guia, partilho contigo +100 palavras-chave, divididas por áreas de negócio, para utilizares nas tuas descrições e obteres o melhor desempenho possível! Vamos a isso?
Como otimizar a minha página?
Entrando no meu curso para aprender a otimizar e fazer crescer a página 😉