Como conseguir 1000 seguidores no Instagram é uma das principais questões colocadas por quem acaba de criar a sua conta nesta rede social. Publicar as primeiras fotografias e não conseguir a interação que esperamos pode ser desmotivante, mas há várias estratégias para conseguires os teus primeiros 1000 seguidores no Instagram. Depois de dominares estas técnicas, e de perceberes o verdadeiro potencial do Instagram, verás que se tornará mais fácil continuares a aumentar os teus seguidores.

 

Como conseguir 1000 seguidores no Instagram

Cria um feed atrativo

A estética é o que torna o Instagram numa rede social tão popular. Quando entramos num perfil cujo feed é coerente e onde as fotografias têm qualidade e são apetecíveis, temos logo vontade de o começar a seguir – e de comprar tudo o que ele mostra. O conceito primário do Instagram é esse: inspirar através de imagens bem conseguidas. Publicar fotografias com tons semelhantes entre si, ou que conjuguem bem, é o primeiro passo para conseguir mais seguidores. E, antes de passares aos passos seguintes, garante que já tens, pelo menos seis fotografias publicadas – não queres que os teus possíveis novos seguidores cheguem ao teu perfil e se deparem com uma janela vazia, pois não?

 

Lê também “Como planear o feed de Instagram”

 

 

Publica com regularidade

Quantas e quantas pessoas iniciam os seus perfis de Instagram, até preenchem com 6 ou 9 fotos para dar aquele ar composto, mas depois desaparecem durante longas semanas. Isto é tudo o que não deves fazer com o teu negócio! A consistência é a chave para o sucesso nas redes sociais, até mais do que o sentido estético. Bom conteúdo entregue de forma regular tem tudo para dar certo, e se for visualmente apelativo então, é a combinação perfeita.

 

Utiliza as hashtags certas

Em tempos era comum utilizar hashtags próprias para ganhar seguidores e likes, mas foram tão massivamente usadas que se tornaram num autêntico spam e perderam qualquer valor, podendo até prejudicar a tua conta. A melhor forma de usares hashtags nas tuas publicações é pesquisares hashtags relevantes para cada tipo de foto que publicas e que tenham entre 10 mil e 900 mil publicações. Hashtags demasiado pequenas não têm qualquer relevância e hashtags com demasiadas publicações farão com que o teu conteúdo nunca se destaque. Se não sabes exatamente que hashtags usar, lê o meu artigo sobre as melhores hashtags para usar no Instagram.

Aproveita e, após publicação da tua foto, interage também tu com quem publicou fotos recentemente nas hashtags que escolheste, é uma ótima forma de atraíres mais pessoas ao teu perfil.

 

Cria conteúdo partilhável

Há conteúdo que vemos e passamos à frente, e há conteúdo que nos faz ir a correr partilhá-lo na nossa própria conta. É importante que percebas o tipo de conteúdo partilhável que podes publicar dentro da tua área de negócio e que, nos primeiros tempos, apostes bastante nestes conteúdos. Infográficos, frases engraçadas, memes… são normalmente os conteúdos com melhor adesão.

Mas cuidado! Não partilhes algo que nada tenha a ver com a tua marca ou só irás atrair para o teu negócio pessoas que não te interessam para absolutamente nada. Toma atenção para, desde o primeiro dia, te focares em atrair pessoas que fazem parte do teu público-alvo e não encher o teu Instagram com “lixo”.

 

Sê social… com qualidade

É importante lembrares-te que o Instagram é uma rede social e, como tal, as ações de socialização fazem com que o algoritmo potencie a tua conta. Se fizeres vários likes a uma pessoa no Instagram, o mais provável é que ela tos retribua e pode até começar a seguir-te. Investe tempo a encontrar pessoas que se assemelham ao teu cliente ideal e interage com elas. Faz likes, deixa comentários relacionados com o conteúdo da pessoa e segue as contas que considerares mais interessantes. 

Podes também retribuir sempre os likes e comentários que os utilizadores fizerem às tuas fotos e interagir até com as Stories dessas pessoas – pelo menos enquanto a tua audiência é relativamente pequena.

 

Pede ajuda

Incentiva a tua comunidade a ajudar-te a crescer partilhando a tua conta com amigos que achem que vão gostar da tua marca e organiza colaborações com outros profissionais, da mesma área que tu ou de áreas complementares que possam dar-te alguma exposição. Sê humilde mas posiciona-te como um profissional relevante e não com uma newbie cheia de medo de fazer tudo e mais alguma coisa.

 

Não te esqueças que é preciso que tenhas sempre em mente que o Instagram, tal como qualquer outra rede social, exige algum investimento de tempo. Só desta forma irás conseguir chegar onde pretendes de forma orgânica, com seguidores reais que se interessam e se envolvem com os teus conteúdos e compram os teus produtos. Sabendo disto, é hora de meteres mãos à obra para conseguires os teus primeiros 1000 seguidores no Instagram!

Guia de Gestão do Instagram

Ter uma conta de Instagram de sucesso que cresce diariamente exige planeamento e estratégia. Não sabes por onde começar? Criei este guia exatamente para te ajudar a estruturar uma estratégia de sucesso. Este guia inclui dicas, checklist de tarefas e 30 ideias do que publicar!