Como criar o pin perfeito visualmente?

No ano de 2020, o Pinterest já registou mais de 250 milhões de usuários, tornando-se numa das plataformas mais utilizadas do ano. Em Portugal, o Pinterest começa finalmente a ganhar alguma relevância e faz todo o sentido que trabalhes a tua presença na mesma, especialmente se comercializares produtos digitais. Crescer no Pinterest é relativamente simples, desde que apliques as estratégias corretas. Hoje, quero falar-te de como criar um pin perfeito.
Porque é que o visual dos teus pins importa?
O Pinterest é um motor de busca visual. É uma plataforma que utilizamos normalmente para ir recolher ideias e inspiração, pelo que a parte estética deve ser extremamente importante na tua estratégia. Quanto mais atraentes forem os teus pins, melhores vão ser os resultados. É tão simples quanto isso. As pessoas só vão querer clicar e guardar os teus pins se forem visualmente fortes. Lembra-te que, perante uma pesquisa, os utilizadores são confrontados com centenas de pins e tens de convencê-los a clicá-lo no teu. Como convencê-los? Utilizando o impacto visual.
Como criar o pin perfeito visualmente?
Cria pins verticais, com as dimensões certas
Não é difícil perceber que pins verticais funcionam melhor para o Pinterest. Como o Pinterest organiza os seus pins por colunas, os pins verticais ocupam mais espaço no ecrã, ou seja, chamam mais a atenção. Idealmente, os teus pins devem ter um percentil de 2:3. Não há concordância nas dimensões “perfeitas”, mas o Pinterest recomenda 1000×1500 pixeis. Os pins devem estar em formato .jpeg ou .png e ter um máximo de 32 MB caso contrário não conseguirás fazer o upload dos mesmos.
Utiliza títulos diretos e cativantes
Os títulos de Pinterest são extremamente importantes para os teus pins. O conteúdo dos mesmos não pode, na maioria das vezes, ser simplesmente representado por imagens – ficaria tudo extremamente confuso – pelo que é essencial que adiciones títulos. Títulos chamativos, em letras grandes, que sejam visíveis e consigam destaque no meio de vários pins. Utiliza call to actions, brinca com as palavras e tenta incentivar ao clique, da mesma maneira que fazes com os títulos do teu blog. Lembra-te que, no Pinterest, tens apenas alguns segundos para conseguires atrair o utilizador antes do mesmo continuar a fazer scroll, por isso todas as estratégias importam.
Utiliza o branding a teu favor
Não queres apenas que os teus pins sejam visualmente atrativos, queres também que sejam reconhecidos. Para isso, quando criares os teus pins, deves ter sempre presente o branding definiste para a tua marca. O que é que isto significa? Que as cores que utilizas no teu site, nas tuas redes sociais ou na tua newsletter são as mesmas que deves utilizar nos teus pins. Usares e abusares da tua identidade visual vai permitir que as pessoas se lembrem da tua marca e que, automaticamente, saibam que aquele pin é teu. Isto gera um sentimento de confiança no utilizador que, obviamente, ajuda ao clique.
Utiliza fotografias com qualidade e bonitas
Podes perfeitamente criar um pin perfeito apenas com texto, desde que cries uma estrutura visualmente impactante. Contudo, pins com fotografias resultam especialmente bem. Obviamente, desde que falemos de fotografias com qualidade e atrativas. Já sabes: se não és grande fã de fotografar ou sentes que as fotografias nunca ficam como ambicionas, opta por um banco de imagens. Se não quiseres pagar uma subscrição, podes utilizar um banco de imagens gratuito no entanto lembra-te que é maior a hipótese de veres outras pessoas a utilizar as mesmas fotografias.
Destaca a tua oferta
Quando menciono oferta, não digo que tens de estar propriamente a oferecer qualquer coisa. Isto porque, quando crias conteúdo direcionado para o teu público, tendo em mente as suas dores, já estás a oferecer algo de valioso. Tens, portanto, de dar destaque ao que estás a oferecer no teu pin. Escreveste um artigo que ensina, passo-a-passo, como reivindicar a conta do Pinterest? Então, estás a ensinar os utilizadores a potencializar os seus resultados no Pinterest. Destaca essa informação; essa é a tua oferta. Optaste por escrever um guia que ajuda a diminuir o desperdício alimentar? Enaltece essa informação. Ao ver o teu pin, o utilizador deve perceber de imediato como é que o conteúdo pode ajudá-lo.
Não te esqueças do teu url
Acrescenta o teu url nos teus pins por uma questão de reconhecimento e identificação, novamente. Obviamente, isto ajuda também a que ninguém copie o teu pin na integra. Deve estar igualmente visível mas mais pequeno que o restante texto, para não se tornar uma distração.
Se, de alguma forma, sentes que não és capaz de criar os teus próprios pins, podes sempre optar por comprar um pack de templates editáveis em Canva no Creative Market. Existem packs disponíveis a valores muito acessíveis. Vou partilhar contigo alguns dos meus favoritos:
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