Quando começamos um blog temos tantas, mas tantas ideias, que achamos que nunca vamos ter tempo para abordar, com a profundidade que gostaríamos, todos os assuntos que nos passam pela cabeça. As ideias jorram e, quando ouvimos alguém dizer que está numa fase de baixa criatividade, sem ideias para novos temas, achamos aquela conversa tão ridícula, que temos a certeza que isso nunca nos vai acontecer.

Mas, se já tens mais de um, talvez dois anos destas andanças, sabes que esse momento acaba por chegar. E, aquilo que era uma fonte inesgotável de ideias, fugiu sem deixar rasto e deixou-te a ti de rastos, sem nenhuma ideia que te pareça ter o mínimo interesse para apresentar no blog no qual tens tanto orgulho.

Calma! Somos muitos a passar por isso e existem formas de superar essa crise, tornando-a numa fase passageira, da qual te vais rir em breve.

Já ouviste falar de um Banco de Ideias? Em alturas de baixa inspiração, um Banco de Ideias é uma ferramenta que se vai tornar a tua melhor amiga. Vai ajudar-te a lembrar de todos os temas interessantes sobre os quais querias escrever, e que até à data ainda não foram abordados, vai dar-te ideias para novos posts e vai também lembrar-te porque criaste o teu blog, porque tens a tua casa digital e porque queres tanto manter-te por aqui.

Mas, como Criar um Banco de Ideias eficiente?

Um Banco de Ideias é simplesmente um lugar (bloco, caderno, Word, Excel, folhas soltas, post it e afins), onde apontas todos os assuntos sobre os quais queres escrever, todas as ideias e até mesmo rascunhos de alguns artigos que surgiram em momentos em que não tinhas um computador, com acesso ao blog,  por perto. E é desses rabiscos, organizados à tua maneira, que vão surgir os posts do teu blog.

Mas se seguires uma linha de raciocínio e tiveres metas bem definidas um Banco de Ideias pode ser uma fonte inesgotável de conteúdos interessantes.

Segue alguns passos:

Planeamento e uma clara definição do que queres

  • Ter bem definido os temas que vais abordar no teu blog
  • Dividir os temas em categorias
  • Perceber, dentro de cada categoria, que assuntos vais abordar e, dentro de cada assunto, se vais escrever apenas um artigo ou tens material para uma série
  • Escrever ideias para cada tema/assunto

Estudar para evoluir

  • Estudar para continuares informado(a) sobre os temas que abordas
  • Tirar ideias do estudo para novos artigos
  • Ler blogs semelhantes ao teu e perceber o que estão a fazer
  • Pensar no que poderias fazer para acrescentar ainda mais valor aos artigos que lês (vão surgir mais ideias)

Escrever

  • Escrever tudo o que pensaste fazer para o teu blog, mesmo quando não tiveste tempo para o fazer (vai dar-te ideias para o futuro)

Fontes de Inspiração adicionais

  • De certeza que o escreves se relaciona com o teu dia-a-dia ou com um hobbie, por isso, dá-te tempo para desligar e aproveitar a vida e terás outras ideias
  • Revê artigos antigos e pensa se os podes melhorar, voltando a publicá-los
  • Fala com os teus leitores e percebe o que querem ler, eles devem ser a tua maior fonte de inspiração
  • Faz uma visita ao Google Trends e explora a tua área de actuação para perceberes o que está a ser o assunto do momento

Duas dicas extra

Rodeia-te de pessoas positivas e que se sentem concretizadas naquilo que fazem (pode ser uma blogger ou vlogger que acompanhas há algum tempo, ou aquela amiga cheia de projectos e ideias). Essas são as pessoas certas para te ajudar a trazer a tua inspiração de volta.

Quando te sentires muito criativa escreve tudo aquilo que te vier à cabeça, começa novos posts, escreve artigos por tópicos para mais tarde ajustares e publicar, escreve ideias, planeia uma nova categoria. Tudo isto te vai ajudar a teres sempre material para trabalhar.E aceita, aceita quando tiveres uma fase com menos motivação, estas fases são transversais a todas as bloggers e foi por isso que preparaste uma tabela cheia de ideias que podes trabalhar AGORA até a tua inspiração voltar e, com ela, uma série de novos motivos para alimentares o teu espaço virtual.

Susana Rosa

Economisses