Já alguma vez paraste para pensar naquilo que faz um cliente adquirir os teus produtos? Alguma vez pensaste que a forma como a tua audiência vê o teu negócio faz toda a diferença no momento de decisão de compra? Ser considerada uma expert numa área de negócios não é fácil. Exige um caminho longo, muito focado na construção de confiança junto dos teus potenciais clientes. Um caminho que tem de ser feito de forma estratégica, com tempo e paciência. Não é para todas – mas quando encontras a fórmula certa para ser vista como uma autoridade no teu nicho, os teus resultados mudam por completo. As tuas vendas disparam, os teus serviços começam a ser extremamente concorridos e a concorrência passa a estar constantemente atenta ao teu próximo. É este o cenário que queres para o teu negócio? Então, continua a ler!
3 dicas essenciais para seres vista como uma autoridade no teu nicho
Cria conteúdo útil e de valor para a tua audiência
Não tenhas receio de partilhar conhecimento de forma gratuita no teu projeto online. São várias as empreendedoras que me chegam com este medo de partilhar demasiado e depois não conseguir converter. Ao contrário do que possas pensar, desde que tenhas produtos mais desenvolvidos e aprofundados disponíveis para compra, mostrar o quanto sabes sobre um determinado assunto só te vai ajudar a vender mais. A qualidade e utilidade do conteúdo que colocas disponível de forma gratuita dita a forma como o teu potencial cliente olha para ti. É esse conteúdo que vai permitir (ou não) que a tua audiência olhe para ti e para os teus produtos como a “resposta” capaz de solucionar as suas dores e problemas. Quanto melhor e mais útil for, mais fácil vai ser direcionar os teus potenciais clientes para produtos pagos.
Pensa comigo: se alguém cai no teu site ou no teu Instagram de para-quedas e só vê conteúdo promocional e publicitário, como vai conseguir percepcionar o teu nível de conhecimento num determinado assunto? Como vai conseguir ver-te como uma especialista no assunto que abordas? Não vai. Tendo em conta as minhas publicações no @mariagoncalves.pt, posso dizer que quanto mais os teus conteúdos ajudarem a tua audiência, mais as pessoas vão querer comprar os teus produtos. Afinal, se o que é gratuito já ajuda tanto, imagina o pago?!
Está atenta às tendências do teu nicho
Hoje em dia, os mercados estão em constante evolução, por isso é importante que acompanhes as tendências do teu nicho. Estares a par das novidades e das tendências, e falares sobre elas nos teus conteúdos, mostra à tua audiência que estás constantemente a querer aprender mais sobre o teu nicho; que estás sempre em cima “da última”. É também sinal que estás atualizada, o que significa que os teus produtos ou serviços vão ser os mais atuais do mercado.
Atenção: isto não significa que tenhas de concordar com tudo o que lês. Às vezes, a nova tendência é algo completamente desalinhado com o teu posicionamento e com o que praticas no teu negócio. E porque não aproveitar e falar sobre isso também? Na verdade, tudo é uma oportunidade. A única diferença é a forma como olhas para os estímulos à tua volta. Sê estratega com as tuas partilhas e vais ver que os clientes não vão parar de chegar.
torna-te relevante no teu mercado
O que é que isto significa? Que para seres uma autoridade no teu nicho, o teu nome deve começar a ser relevante no mercado em que atuas. Isto significa colaborares com outros profissionais da tua área, contactares revistas e sites relevantes do teu nicho para possíveis contributos, sugerir palestras em faculdades, ser orador em eventos do meio, entre tantas outras opções. O ideal é que sejas vista como uma parte integrante e útil à tua comunidade e que o teu nome comece a ser reconhecido.
Numa primeira fase, isto pode parecer complicado, no entanto nos dias de hoje é muito fácil encontrar experts que estejam dispostos a colaborar contigo em webinars, diretos no Instagram, etc. Escreve e-mails de apresentação que enalteçam o teu trabalho, que mostrem que realmente conheces o profissional que estás a contactar e não te esqueças de ser muito claro com os valores do teu negócio. Quanto melhor te apresentares, maior a probabilidade de obteres uma resposta positiva ao teu convite.
Ser uma autoridade no teu nicho de negócio é meio caminho andado para venderes muito mais, por isso começa já a aplicar estas dicas! Lembra-te: a forma como constróis o teu negócio e te assumes no mercado faz toda a diferença nos teus resultados. Se precisares de ajuda no teu percurso, podes sempre contar com as minhas sessões de mentoria. Nas minhas sessões de mentoria, vamos criar juntas as estratégias certas para alavancar o teu projeto e dar “asas” aos teus sonhos. Preparada para fazer acontecer?
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