É essencial que saibas usar palavras-chave no Pinterest se queres utilizar a plataforma para potencializar o teu projeto. As palavras-chave são cruciais para o Pinterest percecionar as temáticas que abordas e para o teu conteúdo chegar ao público que te interessa. Precisam de ser bem trabalhadas para funcionarem eficazmente, mas os resultados compensam – e muito!
O que são palavras-chave no Pinterest?
Palavras-chave são palavras específicas que deves usar para mostrar ao Pinterest sobre o que tratam os teus pins, álbuns e até a tua própria conta.
O Pinterest utiliza as palavras-chave para mostrar conteúdo relevante aos utilizadores nos resultados de pesquisa. É por isso que é tão importante adicionar palavras-chave nos locais estratégicos que são relevantes para o algoritmo como o perfil, álbuns e pins.
Existem dois tipos de palavras-chave:
- as palavras-chave de cauda curta: consistem em uma ou duas palavras e tendem a ser mais generalizadas. Por exemplo, “Pinterest”, “empreendedorismo feminino” ou “negócios online” são palavras-chave de cauda curta. Estas palavras-chave possuem um elevado volume de pesquisa e têm a capacidade de atrair imenso tráfego, no entanto, também são mais competitivas. Ou seja, existem mais pessoas a escolher estas palavras-chave para o seu conteúdo e torna-se efetivamente mais difícil otimizar as publicações para ficarem melhor colocadas na página de resposta da pesquisa;
- as palavras-chave de cauda longa: consistem em três ou mais palavras e são mais específicas e nichadas. Por exemplo, “gráfico de Pinterest”, “negócio de marketing digital” ou “viralizar pins no Pinterest” são palavras-chave de cauda longa. Estas palavras são menos procuradas, contudo também são menos competitivas, pelo que é mais fácil posicionar o conteúdo em posições mais elevadas. Além disso, as palavras-chave de cauda longa permitem atingir um público com interesses mais específicos e com muito mais tendência em clicar num artigo que responda exatamente àquilo.
Nas descrições dos teus pins e álbuns, deves utilizar uma combinação de palavras-chave de cauda curta e palavras-chave de cauda longa para uma máxima otimização.
Como encontrar palavras-chave?
Saber como descrever um pin faz toda a diferença nos teus resultados no Pinterest. O Pinterest é extremamente eficaz na entrega de conteúdo mas, para isso, tens de saber escolher as palavras-chave mais pertinentes. As boas notícias é que escolher as palavras-chave é muito fácil, já que a barra de pesquisa do próprio Pinterest te dá todas as pistas.
Percebe a tua audiência
Antes de começares a pesquisar por palavras-chave, é crucial que conheças a tua audiência. Como refiro várias vezes nas minhas mentorias, é impossível avançares sem teres a certeza para quem estás a comunicar e como podes ajudar. Coloca-te nos sapatos do teu público-alvo e reflete: Que problemas estão a tentar ultrapassar? O que os deixa frustrados? Em que precisam de ajuda neste momento? Sobre o que é que querem aprender mais? Ter uma compreensão de tudo isto dá-te a clareza que necessitas para escolher as tuas palavras-chave.
Simplifica a tua vida com um banco de palavras-chave
Antes de embarcares na fase da otimização, cria um banco de palavras-chave. Este banco será um conjunto de palavras-chave relacionadas com as temáticas que abordas e com o nicho do teu negócio. São palavras-chave às quais recorrerás regularmente para criar as descrições dos teus pins. Este banco deverá conter palavras-chave de cauda curta e palavras-chave de cauda longa. Imagina: se uma das temáticas que abordas no teu negócio for “Instagram”, aponta essa palavra-chave de cauda curta na tua listagem. Desta mesma palavra, surgem outras palavras-chave de cauda longa como “feed de instagram”, “fotografias de Instagram”, “legendas de Instagram”, etc. Repete o processo para todas as palavras-chave de cauda curta que possas associar ao teu negócio e rapidamente terás um excelente banco de palavras-chave. Depois basta que apliques às descrições as palavras-chave que realmente se relacionam com o conteúdo que estás a partilhar.
Utiliza a barra de pesquisa do Pinterest
A própria barra de pesquisa do Pinterest é um aliado fantástico para descobrires palavras-chave pertinentes. Basta clicar na própria barra para descobrires as tendências de pesquisa da tua área de negócio e teres ideia de quais as temáticas que estão a ser mais procuradas. Contudo, a melhor parte e o grande poder da barra de pesquisa neste sentido, é que ela completa as tuas palavras-chave de cauda curta com as pesquisas que as pessoas estão efetivamente a fazer. Por exemplo, se escreveres “Instagram” na barra de pesquisa, descobrirás que os utilizadores na plataforma estão a pesquisar por “Instagram stories”, “Instagram story icones”, “Instagram inspiração” ou “Instagram dicas”. São essas as palavras-chave de cauda longa que queres utilizar nos teus pins.
E após clicares em pesquisar o Pinterest ainda coloca no topo da tua pesquisa alguns balões com palavras que são popularmente pesquisadas em conjunto com aquela(s) que estás a pesquisar no momento.
Como usar palavras-chave no Pinterest?
Títulos das imagens, descrições e texto alternativo
O primeiro passo é começares a otimizar as tuas imagens ainda fora da plataforma. Começa logo por incluir as tuas palavras-chave no nome da imagem. Não graves simplesmente as tuas imagens com nomes como “imagem1.jpg”. Utiliza nomes como “instagram-dicas-seguidores.jpg”, para que o Pinterest saiba exactamente o que está naquela imagem. Quando possível, otimiza também o texto alternativo do teu pin. Lembra-te: nem o Pinterest nem o Google conseguem ver as tuas imagens. São os títulos e os textos alternativos que explicam o que estas imagens efetivamente são.
Perfil
Utilizares palavras-chave do teu nicho em todo o teu perfil permite que o Pinterest rapidamente reconheça a temática que abordas nas tuas publicações e que, consequentemente, faça com que apareças nas pesquisas do público que procura aquele conteúdo. Coloca, no mínimo, cinco palavras-chave cruciais para o teu negócio na descrição do teu perfil no Pinterest.
Nomes e descrições de álbuns
O mesmo se aplica aos nomes e às descrições de álbuns. Uma boa estratégia é utilizares as palavras de cauda curta como nome de álbuns e completares a descrição com as palavras-chave de cauda comprida.
Títulos e descrições de Pins
As descrições de Pins são obviamente “o” local para usares e abusares das tuas palavras-chave. Antes de colocares um pin no Pinterest, cria uma lista de palavras-chave para a tua descrição. Utiliza as palavras-chave que colocaste no teu banco e afina ainda mais as palavras-chave na direcção da tua publicação em concreto. Não te preocupes em escrever frases completas, utiliza as palavras-chave separadas por vírgulas, simplesmente.
É normal que te estejas neste momento a perguntar se deves escrever as descrições e títulos em português ou em inglês. A resposta é um pouco mais complexa do que isso. Os títulos dos teus álbuns e pins, assim como a bio do teu perfil e os textos que colocas dentro dos teus pins deve ser sempre na língua em que estão os conteúdos do teu site/blog. Mas nas descrições dos pins e dos álbuns podes adicionar algumas palavras-chave em inglês já que mesmo o público português pesquisa muitas vezes em inglês.
O que não deves fazer é colocar tudo em inglês se o teu conteúdo está em português – ou o contrário – já que o facto de atraíres visitantes que não vão perceber nada do que tens escrito vai fazer com que eles fechem o teu website rapidamente e o tempo passado por cada visita no site é crucial para o teu posicionamento no Google. Se começas a ter uma taxa de abandono altíssima em poucos segundos vais cair drasticamente no ranking.
Agora que já sabes como usar palavras-chave no Pinterest, o ideal é que continues a trabalhar o teu perfil e pins para teres os melhores resultados possíveis! Se estás numa fase inicial, não te esqueças também de ativar os Rich Pins e de reivindicar o teu website.

+100 palavras-chave para descrições no Pinterest
As palavras-chave são o segredo para conseguires viralizar no Pinterest e angariar milhares de visitas para o teu site. Neste guia, partilho contigo +100 palavras-chave, divididas por áreas de negócio, para utilizares nas tuas descrições e obteres o melhor desempenho possível! Vamos a isso?
Amei o conteúdo. Parabéns.