Uma curiosidade: a pergunta que me fazem com mais frequência é como é que eu consigo fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Além da Bloglogia, tenho o projeto Armário Cápsula, o que envolve fazer o dobro das coisas. Criar o dobro do conteúdo, gerir o dobro dos clientes, desenvolver as estratégias para ambos os projetos, ter sempre a minha criatividade a trabalhar e, acima de tudo, fazer tudo isto acontecer. Quem me acompanha, sabe também que sou mãe de duas crianças maravilhosas e, independentemente das minhas responsabilidades, não deixo de ter tempo para mim e para a minha família. O truque? Focar-me na gestão do tempo enquanto empreendedora.

O meu dia também tem só 24 horas e sim, também sinto as mesmas dificuldades que qualquer outra pessoa. No entanto, percebi que o que fazia diferença era a forma como olhava o meu tempo Percebi o quão era importante ser focada nos meus objetivos e prioridades, e saber exatamente o que fazia sentido para mim e para aquilo que queria atingir. Vamos a algumas dicas de gestão de tempo?

 

9 dicas de gestão de tempo para empreendedoras

Define os teus objetivos

Se não sabes o que queres atingir, como é que vais saber o que tens de fazer para o conseguir? Se não sabes que ações te vão ajudar a chegar ao que pretendes, como é que podes planear o teu tempo? É muito importante teres os teus objetivos definidos para conseguires criar um plano de ação que te permita que os atinjas. Caso contrário, não só te vais sentir perdida, como vais estar a perder o teu tempo em tarefas que podem não estar a trazer nada ao teu negócio. Cria objetivos concretos, mesuráveis e realistas tendo em conta o teu ponto de partida.

 

aprende a priorizar

Seria impossível falar em dicas de gestão de tempo sem falar em priorizar. A semana passada li uma frase que mostra muito bem esta questão: “podes ter orçamento para conseguir comprar qualquer coisa, mas nunca vais conseguir comprar tudo”. O mesmo se aplica ao tempo. Podes fazer qualquer coisa com o teu tempo, mas nunca vais conseguir fazer tudo. Ou seja, tens mesmo de saber o que é que é importante para ti. No meio do teu dia de tarefas, o que é que é prioritário? O que é que tem mesmo de ser feito e o que é que pode passar para amanhã? Faz sempre esta reflexão antes de começar a organizar o teu dia.

 

cria listas e blocos de tempo para organizares o teu dia

Se tiveres as tuas tarefas do dia organizadas e com blocos de tempo definidos, vais conseguir concluí-las mais rapidamente. Começa por criar uma lista de tarefas que inclua tudo o que tens de fazer naquele dia, para conseguires ter uma perspetiva do que tens para fazer. Depois, cria blocos de tempo onde insiras essas tarefas. Quando estavas na escola, tinhas um horário por disciplina que tinhas de cumprir, certo? Com as tuas tarefas vai passar a ser o mesmo. Teres estes blocos de tempo também te vai ajudar a balizar um horário de trabalho, algo que nem sempre é fácil quando és empreendedora. Temos sempre tendência a estar constantemente a trabalhar, quando não é suposto.

 

delega sempre que for possível

Há momentos em que a tua lista de tarefas vai aumentar. Aliás, a quantidade de coisas que tens para fazer é normalmente proporcional com o quanto faturas. Conclusão: vai chegar a um momento em que vai começar a ser demasiado só para ti. Quando assim for, contrata ajuda. É para isso que servem as assistentes virtuais, para que possas passar-lhes todas as tarefas que não precisam efetivamente da tua intervenção para estarem concluídas. Gestão de clientes, gestão de redes sociais, revisão de conteúdos, criação de criativos, gestão de e-mails… Há uma série de tarefas que podem ser passadas para outra pessoa, quando assim o achares necessário. E sim, as coisas podem não ficar como idealizas, mas se escolheres uma assistente que faça um match perfeito com o teu projeto, tenho a certeza que vais ficar igualmente satisfeita.

 

minimiza as distrações

Ninguém consegue levar uma tarefa a cabo se estiver constantemente a ser interrompida. Mesmo se estivermos a falar de e-mails de clientes ou de mensagens nas redes sociais, reage ao impulso de responder imediatamente, caso contrário não fazes mais nada. Define períodos diários para visitares o e-mail e as redes sociais e, sempre que possível, desliga as notificações. Tenta também escolher um local para trabalhar mais calmo e, mesmo que trabalhes em casa, define períodos para não seres incomodada.

 

foca-te em começar

Há tarefas que me deixam menos motivada que outras. Faz parte. O problema é que, quando não gostamos de fazer algo, tendemos a procrastinar. Vamos arrastando e tudo parece mais importante do que realizar aquela tarefa. Aliás, se colocares o teu dia em perspetiva, vais perceber que a procrastinação é das coisas que mais te rouba tempo. O meu conselho? Começa. Força-te a começar, mesmo que a vontade seja zero. Depois, vai dividindo a tarefa por passos e fazendo-os um a um. Desta forma, a tarefa vai-te parecer mais curta e menos “dolorosa” de levar a cabo.

 

começa os teus dias o mais cedo possível

Esta é uma dica de gestão de tempo mais direcionada para as empreendedoras que já são mães: acordem mais cedo do que a vossa família. Quando a família acorda, por norma, temos automaticamente mil coisas para fazer e estamos muito mais distraídas. Se começares o teu dia mais cedo, estás a ganhar algumas horas de trabalho sem distrações. Podes estar mais focada e ser mais produtiva. Vais sentir-te inclusive muito melhor contigo própria porque, quando as crianças acordarem, tens a sensação de já ter dado conta de uma série de tarefas que só te iam gerar ansiedade ao longo do dia caso ainda não as tivesses concluído.

 

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aprender a dizer que não

Mentaliza-te: nem sempre vai ser possível fazeres tudo. O teu tempo é limitado e, como empreendedora, tens de aprender a fazer escolhas. Se não te faz sentido ir a um evento de família, não vás. Se os teus amigos estão a organizar um jantar, mas tu estás com imenso trabalho atrasado, não vás. Não há mal nenhum em dizer que não se não faz sentido à tua gestão de tempo. Aprende a dizer que não se só vai trazer constrangimentos à tua agenda ou se, simplesmente, não te diz nada. Como já mencionei, só tenho tempo para aquilo que é uma prioridade para mim. Se não é, só gasto o meu tempo com isso se me apetecer.

 

deixa de te preocupar com a perfeição

Repete comigo: mais vale feito que perfeito. Quantas vezes estás a focar-te em corrigir pequenos detalhes só para determinada coisa ficar exatamente como idealizaste? Sim, é importante que gostes do que expões à tua audiência, mas isso não significa que tenha de estar perfeito. Não adianta estares a perder duas horas do teu tempo a tentar ajustar uma coisa em que ninguém vai reparar, só tu! A perfeição é inimiga gigantesca de uma boa gestão de tempo e da conclusão de tarefas. Foca-te em fazer – não percas tempo com o que só te importa a ti.

 

Se começares a aplicar estas dicas de gestão de tempo no teu quotidiano, vais sentir diferenças radicais ao final das primeiras semanas. Parecem coisas muito simples, mas fazem genuinamente diferença na prática quando bem aplicadas. Alguma dica que queiras partilhar comigo nos comentários?