
Como lançar uma marca no Instagram
Quando um novo negócio é lançado, há várias questões que surgem em relação à conta de Instagram da marca. Como lançar uma marca no Instagram? Há todo um entusiasmo em trazer a público um projeto, muita ansiedade de fazê-lo chegar às pessoas certas, mas também há muitas dúvidas e incertezas na forma como fazê-lo.
Apesar de dizer sempre que nenhuma marca deve ter apenas redes sociais, que um website é essencial para um presença profissional online, não deixa de ser verdade que, para a maioria dos negócios, a presença no Instagram é realmente relevante e faz todo o sentido.
Como lançar uma marca no Instagram
Prepara o lançamento com antecedência para que consigas ter todos os materiais, conteúdo e tudo bem preparado. Se estás a lançar toda uma marca do zero, vais ter muito para fazer mesmo depois do dia do lançamento, por isso aconselho-te a deixares, no mínimo, um mês de conteúdo criado para que não aconteça fazeres o lançamento e depois, assoberbada com tudo o que surge para fazer, desapareceres por completo durante uns tempos – acredita, vejo isto acontecer demasiadas vezes.
Usar a conta atual ou criar uma nova
O que é importante analisar para responder a esta pergunta é: quem é que te segue na tua conta atual? São as mesmas pessoas que consideras os teus potenciais clientes, ou pessoas completamente diferentes e/ou aleatórias?
Se for o último caso, é preferível que cries uma conta nova especificamente para a tua marca. Poderás continuar a usar a tua conta pessoal e divulgar lá as coisas da tua marca, mas a estratégia será aplica a uma conta específica para o assunto e cuja audiência será composta, do zero, por pessoas segmentadas.
Criar uma bio
A bio de Instagram é o primeiro contacto que as pessoas têm com a tua marca. Deve ter bem presente a proposta de valor principal assim como encaminhar para uma ação – website, página de produtos ou outra coisa do género. Não te esqueças de adicionar uma fotografia de perfil que seja apelativa e que se destaque nas caixas de comentários.
Preencher o feed com conteúdo
Toda a gente começa do zero, sabemos disso, mas não há nada mais frustrante do que chegar a uma conta e não ter praticamente publicações para ver. Como é que um cliente vai decidir se segue ou não a tua marca se ainda nem é capaz de perceber exatamente sobre o que vais falar?
Para evitares este constrangimento, prepara 6 a 9 posts e publica-os no dia ou na véspera do lançamento oficial. Assim, quando alguém chegar ao teu perfil, já consegue perceber exatamente do que se trata a página.
Para te facilitar a vida, podes comprar templates de Instagram editáveis em Canva para que consigas criar conteúdo super rapidamente, mantendo a coerência gráfica.
Mostrar a marca ao mundo
Usa hashtags, interage noutras contas e, se necessário, faz uma publicação patrocinada para que o teu público-alvo perceba que há uma nova marca no mercado e comece a prestar atenção. A interação para gerar exposição é sempre importante, mas no início é completamente indispensável.
Crescer no Instagram pode parecer uma tarefa difícil, apesar de existirem cada vez mais utilizadores online. No início é essencial que tenhas um ritmo de publicações bastante regular, porque quanto mais conteúdo tiver a tua página, mais fácil será para quem chegar perceber exatamente o que é o teu negócio e se se identifica ou se faz sentido para si. Mesmo que tenhas ideia de publicar apenas 2 a 3 vezes por semana no Instagram, nos primeiros dois meses esforça-te por publicar dia sim dia não no mínimo.
Presta atenção a todos os detalhes, não faças coisas só porque “toda a gente está a fazer assim” e não percas tempo a fazer coisas sem objetivos concretos. Cada publicação, cada Instagram Story, têm de ter um sentido, um caminho. Tens de perceber como é que essas publicações vão fazer com que os teus potenciais clientes avancem no funil de vendas da tua marca, sem isso estás apenas a perder o teu tempo a brincar ao Instagram.
Guia para Gestão do Instagram
Se queres aprender ainda mais como lançar uma marca no Instagram e como gerir o Instagram de um negócio depois do lançamento, tenho uma checklist e muitas dicas super úteis que podes estudar fazendo download do guia “Gestão do Instagram”.